Aniversário de um Herói
São Leopoldo - RS – No dia 8 de setembro de 1922, nasceu o Soldado João da Silva Augustinho, eterno integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que serviu no 3º Batalhão de Engenharia, sediado à época na cidade de Porto Alegre.
O Soldado Augustinho foi para a Itália para desempenhar as atividades de manutenção e construção de estradas e pontes, ficando sediado nas cidades de Alexandria e Nápoles, tendo participado efetivamente de operações bélicas, no período de 22 de fevereiro a 20 de setembro de 1945.
O 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, representado pelo Tenente-Coronel Wagner Pinheiro de Barros, Subcomandante do Batalhão, prestou uma singela homenagem ao nosso eterno herói, levando um bolo até a sua residência, para comemorar seus 98 anos de vida, no dia 8 de setembro de 2020, na cidade de São Leopoldo/RS. O encontro foi promovido com autorização da família.
Contou também com a presença do Capitão Elmo Diniz, também com 98 anos de idade, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Porto Alegre. Nesta ocasião, foi entregue uma lembrança do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado ao Ex-combatente.
A vitalidade do quase centenário Soldado Augustinho é contagiante e se baseia também, nas lembranças de uma vida em prol da humanidade. Ele foi um dos mais de 25 mil militares que lutaram pelo Brasil, em solo italiano, durante a II Guerra Mundial.
O filho Flávio se orgulha muito do pai, pois ele é um dos poucos pracinhas vivos no estado do Rio Grande do Sul. “É um privilégio para a nossa família e amigos tê-lo conosco. Devemos valorizar os difíceis feitos destes heróis em solo italiano, em prol da humanidade”, afirma.
Com uma cerimônia simples, realizada na residência do Ex-combatente, e por questões de segurança, devido à COVID-19, os presentes mantiveram-se de máscaras e o homenageado assistiu a tudo da varanda de casa.
Redes Sociais